Tento responder, simplificadamente, algumas perguntas que recebemos sobre a metodologia da pequena companhia de teatro. O conceito e a aplicação do Quadro de Antagônicos podem ser resumidos, em ritmo de blog, da seguinte maneira:
Descrição técnica: Instrumento que apresenta dez pares de antagônicos como sugestão de experimentação físico-energética para o ator, composto das seguintes palavras antagônicas a receber representações físicas: tensão x relaxamento, dilatação x retração, mínimo x máximo, velocidade x lentidão, força x fraqueza, masculino x feminino, peso x leveza, agilidade x dureza, gueixa x samurai e contenção x expansão.
Objetivo pré-expressivo: Explorar o corpo do ator. Descobrir, perceber, experimentar e exercitar, condições físico-energéticas contidas na potencialidade do operador, ainda não exploradas. Multiplicar as opções de treinamento pessoal do ator através da compartimentalização da liberdade física.
Objetivo expressivo: Construir o perfil físico-energético de uma personagem.
Aplicação pré-expressiva: divide-se a sala em quatro quadrantes de uma circunferência imaginária, e escolhe-se um antagônico para cada quadrante onde os atores experimentarão seu corpo migrando de quadrante em quadrante utilizando o conceito de oposição para o aperfeiçoamento do seu repertório.
Aplicação expressiva: Nos mesmos quadrantes, a experimentação se dá na busca de um “antagônico guia” para uma personagem em construção e a percepção de tantos outros “antagônicos contaminadores” que sejam necessários para a formação do perfil final da personagem.
Influências teóricas: Grotowski. Barba. Artaud. Decroux. Meyerhold...
Descrição técnica: Instrumento que apresenta dez pares de antagônicos como sugestão de experimentação físico-energética para o ator, composto das seguintes palavras antagônicas a receber representações físicas: tensão x relaxamento, dilatação x retração, mínimo x máximo, velocidade x lentidão, força x fraqueza, masculino x feminino, peso x leveza, agilidade x dureza, gueixa x samurai e contenção x expansão.
Objetivo pré-expressivo: Explorar o corpo do ator. Descobrir, perceber, experimentar e exercitar, condições físico-energéticas contidas na potencialidade do operador, ainda não exploradas. Multiplicar as opções de treinamento pessoal do ator através da compartimentalização da liberdade física.
Objetivo expressivo: Construir o perfil físico-energético de uma personagem.
Aplicação pré-expressiva: divide-se a sala em quatro quadrantes de uma circunferência imaginária, e escolhe-se um antagônico para cada quadrante onde os atores experimentarão seu corpo migrando de quadrante em quadrante utilizando o conceito de oposição para o aperfeiçoamento do seu repertório.
Aplicação expressiva: Nos mesmos quadrantes, a experimentação se dá na busca de um “antagônico guia” para uma personagem em construção e a percepção de tantos outros “antagônicos contaminadores” que sejam necessários para a formação do perfil final da personagem.
Influências teóricas: Grotowski. Barba. Artaud. Decroux. Meyerhold...
2 comentários:
Em primeiro lugar, parabéns pelo lançamento do livro, vou ver se consigo ir. Acho interessantíssimo o método da pequena cia. quando for possivel saber mais irei aplicar no meu grupo, me parece ser fácil de aplicar.
beijo
A cada nova leitura sobre o assunto me fascino mais. Gosto das teorias influenciadoras, principalmente, da Biomecânica de Meyerhold, saber que houve influência dela no desenvolvimento do processo de vocês atiça ainda mais a minha curiosidade, quero a prática.
Até!
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