domingo, 18 de novembro de 2012

A ótica da Pequena


As experiências do Palco Giratório e do Myriam Muniz possibilitaram avaliar as duas atividades de formação que ministramos durante nossas andanças, avaliação preparatória para o projeto A Ótica da Pequena, patrocinado pelo Programa BNB/BNDES de Cultura, que propõe realizar nossas três oficinas na sede da Pequena Companhia de Teatro.

 
A oficina O Quadro de Antagônicos como instrumento de treinamento para o ator foi aplicada em dezessetes cidades de oito estados, para clientelas das mais diversas possíveis, totalizando um número aproximando de duzentos e cinquenta participantes. Foi essa diversidade o principal desafio, por se tratar de uma oficina para atores ou alunos de teatro de nível técnico ou superior. Contudo, pude observar que, adequados os procedimentos de exposição e demonstração, ora usando a terminologia técnica ora instruindo de maneira mais didática, a aproximação com a metodologia aplicada por nosso grupo para o treinamento de seus atores se efetivou e as avaliações finais realizadas com cada turma demonstraram esses resultados.
 

A oficina Do épico ao dramático: a transposição de gêneros como instrumento de confecção de dramaturgia foi aplicada em sete cidades de seis estados. Umas oitenta pessoas participaram da atividade. É uma formação com foco em dramaturgos iniciantes e, nesse caso, a condução da clientela para alunos de segundo grau com aptidão para escrita do gênero teve alguns inconvenientes. Pese aos bons resultados práticos catalogados, percebi que a formação nas instituições de ensino de nível médio não contempla uma efetiva diferenciação entre gêneros literários. Nesse caso, a correção de clientela para alunos dos cursos de Letras se faz necessária para o melhor rendimento.
 

De modo geral, atividades de formação são um excelente caminho para o aperfeiçoamento técnico, porém, percebo que, independentemente da qualidade do aperfeiçoamento, essas atividades são importantes instrumentos de sensibilização e, ao viabilizar conteúdos e práticas concentrados, elucidam os caminhos do fazer teatral. Agora é esperar para ver como as oficinas repercutem em São Luís.

Nenhum comentário: